Evento virtual, preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ªCNGTES), debaterá o fortalecimento da atuação da Central em espaços de controle de políticas de saúde
Como forma de preparação para 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ªCNGTES), na próxima quinta-feira (15), a CUT realizará sua Conferência Livre Nacional. O encontro, que será virtual, debaterá, entre outros pontos, as estratégias de fortalecimento da participação da CUT na construção de políticas públicas de saúde.
O tema da 4ª CNGTES, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde: Gente que faz o SUS acontecer”, está diretamente ligado à atuação da CUT em defesa dos direitos, das condições de trabalho e valorização dos trabalhadores e dos serviços de saúde.
Como etapa livre, entre as preparatórias para a etapa nacional, a conferência da CUT se afirma como um espaço importante para debater, estimular e contribuir para uma efetiva participação dos trabalhadores e trabalhadoras na CNGTES, que é a etapa nacional das conferências.
Também se afirma como espaço de apresentação de propostas que visem fortalcer o SUS e suas políticas de saúde.
Assim, durante a conferência de preparação buscaremos:
- Estimular e contribuir com o debate sobre o tema da 4ª CNGTES “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”;
- Fortalecer a participação da CUT nos espaços de controle social das políticas públicas de saúde
- Contribuir com propostas para 4ª CNGTES.
Inscrições
A Conferência Livre da CUT terá início às 18h, da quinta-feira (15), pela plataforma Zoom.
Importante: As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (12) pelo link https://forms.gle/sDqs1kPTyLfJfVpF7.
Já o link de acesso à sala será enviado pelo e-mail cadastrado na inscrição.
Podem participar trabalhadores e trabalhadoras, lideranças e dirigentes sindicais, militantes em saúde dos trabalhadores, usuários dos serviços de saúde além de militantes dos movimentos sociais e demais interessados.
Subsídios
Nos links abaixo é possível acessar conteúdos essenciais para o debate a ser feito na Conferência Livre da CUT:
Veja aqui o documento orientador da 4ª CNGTES
4ª CNGTES
A CNGTES, será realizada em Brasília, de 10 a 13 de dezembro, e é resultado das conferências municipais, realizadas até o mês de junho e das etapas estaduais e livres, que ocorrem até o fim de agosto.
Os eixos principais a serem tratados na 4ª CNGTES são:
- Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
- Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
- Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
A 4ª CNGTES será realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em Saúde.
Soma-se a isso, o impacto da pandemia de Covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.
Em 2024, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) está mobilizou todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde.
Trabalhadores da Saúde
De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) O Brasil tem, atualmente, mais de três milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS.
Deste total, 75% são mulheres, 47% possuem curso superior e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade. Em todas as cinco regiões, quem lidera o ranking de maior número de pessoas empregadas são os técnicos em enfermagem, ao todo, 769.203.