Corona Víru: OMS declara situação de emergência pública internacional

596
O DIRETOR-GERAL DA OMS TEDROS ADHANOM GHEBREYESUS. FOTO: FABRICE COFFRINI/AFP

A Organização Mundial da Saúde realizou uma conferência de reavaliação do coronavírus nesta quinta-feira 30 e declarou  emergência pública de saúde a nível internacional. São 7716 casos na China, com 170 mortes. Outros 98 casos foram confirmados em 18 países. Ao todo, são 7814 casos de coronavírus pelo mundo. Há registro de 8 casos de transmissão de humano para humano em quatro países: Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos.

Ainda de acordo com a OMS, a grande maioria dos casos fora da China tem relação com pessoas que tenham viajado para Wuhan ou tido contato com alguém que tenha histórico de viagens.

diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

“Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus”, declarou.

Ghebreyesus elogiou a conduta da China com o caso: “A velocidade com que a China detectou o surto, isolou o vírus, sequenciou o genoma e o compartilhou com a OMS e o mundo é muito impressionante. Assim como o compromisso com a transparência e o apoio a outros países”.

O diretor-geral ainda declarou que “”não há razão para medidas que interfiram desnecessariamente em viagens e comércio internacional”. E afirmou a necessidade de países implementarem decisões baseadas em evidências e consistentes. “A OMS está pronta para aconselhar qualquer país que esteja considerando quais medidas tomar “, garantiu.

Coronavírus no Brasil

O Brasil segue com nove casos suspeitos, conforme anunciou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa também nesta quinta-feira.

Foram notificados, entre às 12h de ontem, quarta-feira 29, e às 12h de hoje, quinta-feira 30, dez novos casos. Dos 43 casos notificados no total no território brasileiro, 28 foram descartados de suspeita da doença.

Dos nove suspeitos de coronavírus, 1 está em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Ceará

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome