Valorizar o serviço público estadual é urgente

602

ARTIGO


A valorização dos servidores públicos deve ser compreendida como estratégica para o fortalecimento do Estado democrático e a garantia dos direitos da classe trabalhadora. Por valorização, compreendemos a importância do ingresso por concurso público, de remuneração adequada e da carreira profissional com formação inicial e continuada. As iniciativas de precarização do serviço público (a exemplo da terceirização) devem ser duramente combatidas por toda a sociedade. É preciso ampliar direitos e garantir serviços públicos de qualidade para todos e todas.


Em dezenas de categorias, eles mantêm em pé os alicerces que sustentam um país, um estado e seus municípios – prestando serviços essenciais à população. Na esfera estadual, nas principais secretarias e autarquias já houve paralisação e as escolas ultrapassam os dois meses de greve geral. No último dia 6, o Governo anunciou “reajuste zero”, sob a justificativa dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os servidores públicos não podem pagar pela crise política e econômica existente no País.


A CUT também repudia o PLC 257, que desde que começou a tramitar, já em 2016, pretende renegociar as dívidas dos estados penalizando os reajustes dos servidores públicos. O projeto prevê congelamento salarial, corte de até 30% em benefícios pagos, restrição a novas contratações, além do aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores. Precisamos debater com a sociedade a prioridade que o serviço público deve ter na definição do orçamento público dos governos.


Na greve dos trabalhadores em educação liderada pelo Sindicato Apeoc, existe a luta local pelo reajuste salarial no patamar de 12,67% e a luta nacional contra o golpe. Este propõe profundos cortes no financiamento da educação através de questões como a privatização da exploração do pré-sal e a aprovação de teto para orçamento da União, algo que vai atacar fortemente os recursos da saúde e educação. Precisamos fortalecer o SUS e o Plano Nacional de Educação e garantir serviços públicos de qualidade para a classe trabalhadora!


Wil Pereira

presidencia@cutceara.org.br

Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE)


Texto publicado originalmente na edição do O POVO de 25/6/2016 (sábado)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome