Um artigo seminal do The Guardian sobre a nova democracia

704

por Andy Beckett
Tradução Google Tradutor

Depois de décadas de domínio de direita, um movimento transatlântico de economistas de esquerda está construindo uma alternativa prática ao neoliberalismo.

Por quase meio século, algo vital estava faltando na política de esquerda nos países ocidentais. Desde os anos 70, a esquerda mudou o que as pessoas pensam sobre preconceito, identidade pessoal e liberdade. Ela expôs as crueldades do capitalismo. Por vezes ganhou eleições e, por vezes, regeu-se eficazmente depois. Mas não foi capaz de mudar fundamentalmente como a riqueza e o trabalho funcionam na sociedade – ou mesmo fornecer uma visão convincente de como isso pode ser feito. A esquerda, em suma, não teve uma política econômica.

Em vez disso, a direita teve um. Privatização, desregulamentação, impostos mais baixos para os negócios e os ricos, mais poder para os empregadores e acionistas, menos poder para os trabalhadores – essas políticas interligadas intensificaram o capitalismo e o tornaram cada vez mais onipresente. Houve imensos esforços para fazer o capitalismo parecer inevitável; para descrever qualquer alternativa como impossível.

Nesse ambiente cada vez mais hostil, a abordagem econômica da esquerda tem sido reativa – resistindo a essas enormes mudanças, muitas vezes em vão – e muitas vezes atrasadas, até mesmo nostálgicas. Por muitas décadas, os mesmos dois analistas críticos do capitalismo, Karl Marx e John Maynard Keynes, continuaram a dominar a imaginação econômica da esquerda. Marx morreu em 1883, Keynes, em 1946. A última vez que suas idéias tiveram uma influência significativa sobre governos ocidentais ou eleitores foi há 40 anos, durante os turbulentos dias finais da social-democracia do pós-guerra. Desde então, extremistas de direita e centristas têm caricaturado qualquer um que argumente que o capitalismo deve ser refreado – quanto mais reformulado ou substituído – como querer levar o mundo “de volta aos anos 70”. Alterar nosso sistema econômico foi apresentado como uma fantasia – não mais prática que a viagem no tempo.

E, no entanto, nos últimos anos, esse sistema começou a falhar. Ao invés de prosperidade sustentável e amplamente compartilhada, ela produziu estagnação salarial, cada vez mais trabalhadores em situação de pobreza, desigualdade cada vez maior, crises bancárias, as convulsões do populismo e a iminente catástrofe climática. Mesmo os altos políticos de direita às vezes admitem a gravidade da crise. Na conferência conservadora do ano passado, o chanceler, Philip Hammond, admitiu que “uma lacuna se abriu” no Ocidente “entre a teoria de como uma economia de mercado funciona … e a realidade”. Ele continuou: “Muitas pessoas sentem que … o sistema não está funcionando para eles”.

Há um claro reconhecimento de que um novo tipo de economia é necessário: mais justo, mais inclusivo, menos explorador, menos destrutivo da sociedade e do planeta. “Estamos em uma época em que as pessoas estão muito mais abertas a idéias econômicas radicais”, diz Michael Jacobs, ex-assessor do primeiro-ministro de Gordon Brown. “Os eleitores se revoltaram contra o neoliberalismo. As instituições econômicas internacionais – o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional – estão reconhecendo suas desvantagens. ”Enquanto isso, a crise financeira de 2008 e as intervenções governamentais antes impensáveis ​​que a detiveram desacreditaram duas ortodoxias neoliberais centrais: que o capitalismo não pode falhar e que governos não pode intervir para mudar a maneira como a economia funciona.

Um enorme espaço político se abriu. Na Grã-Bretanha e nos EUA, em muitos aspectos, os países ocidentais mais capitalistas, e aqueles onde seus problemas são mais severos, uma rede emergente de pensadores, ativistas e políticos começou a aproveitar esta oportunidade. Eles estão tentando construir um novo tipo de economia de esquerda: uma que aborde as falhas da economia do século 21, mas que também explique, de maneira prática, como futuros governos de esquerda poderiam criar uma economia melhor.

Christine Berry, uma jovem acadêmica britânica freelancer, é uma das figuras centrais da rede. “Estamos tirando a economia de volta ao básico”, diz ela. “Queremos que a economia pergunte: ‘Quem possui esses recursos? Quem tem poder nesta empresa? O discurso econômico convencional ofusca essas questões, em benefício daqueles com poder ”.

A nova economia de esquerda quer ver a redistribuição do poder econômico, de modo que ele seja mantido por todos – assim como o poder político é mantido por todos em uma democracia saudável. Essa redistribuição de poder pode envolver os funcionários que tomam posse de parte de cada empresa; ou políticos locais reformulando a economia de sua cidade para favorecer negócios locais e éticos sobre grandes corporações; ou políticos nacionais que fazem das cooperativas uma norma capitalista.

Essa “economia democrática” não é uma fantasia idealista: pedaços dela já estão sendo construídos na Grã-Bretanha e nos EUA. E sem essa transformação, os novos economistas argumentam, a crescente desigualdade do poder econômico logo tornará a democracia inviável. “Se queremos viver em sociedades democráticas, então precisamos … permitir que as comunidades moldem suas economias locais”, escrevem Joe Guinan e Martin O’Neill, ambos defensores prolíficos da nova economia, em um artigo recente para o Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas (IPPR) – um thinktank anteriormente associado ao Novo Trabalhismo. “Já não é bom o suficiente ver a economia como uma espécie de domínio tecnocrático separado, no qual os valores centrais de uma sociedade democrática de alguma forma não se aplicam.” Além disso, argumentam Guinan e O’Neill, tornando a economia mais democrática revitalizará a democracia: é menos provável que os eleitores se sintam raivosos ou apáticos se forem incluídos nas decisões econômicas que afetam fundamentalmente suas vidas.

O projeto extremamente ambicioso dos novos economistas significa transformar a relação entre o capitalismo e o Estado; entre trabalhadores e empregadores; entre a economia local e global; e entre aqueles com ativos econômicos e aqueles sem. “O poder econômico e o controle devem repousar de forma mais igualitária”, declarou um relatório no ano passado pela New Economics Foundation (NEF), um think tank radical de Londres que funcionou como uma incubadora para muitos dos membros e idéias do novo movimento.

No passado, os governos britânicos de centro-esquerda tentaram remodelar a economia por meio de impostos – geralmente focados em renda, em vez de outras formas de poder econômico – e por nacionalização, o que geralmente significava substituir uma elite gerencial do setor privado por uma estatal nomeando um. Em vez de intervenções tão limitadas e bem sucedidas, os novos economistas querem ver mudanças muito mais sistêmicas e permanentes. Eles querem – pelo menos – mudar o funcionamento do capitalismo. Mas, crucialmente, eles querem que essa mudança seja apenas parcialmente iniciada e supervisionada pelo estado, não controlada por ela. Eles preveem uma transformação que ocorre quase organicamente, impulsionada por funcionários e consumidores – uma espécie de revolução não violenta em câmera lenta.

O resultado, segundo os novos economistas, será uma economia que se adapte à sociedade, ao invés de – como temos atualmente – uma sociedade subordinada à economia. A nova economia, sugere Berry, não é de fato uma economia. É “uma nova visão do mundo”.

NO MUNDO excitável, mas muitas vezes intelectualmente calmo da política britânica, a chegada de um novo conjunto significativo de idéias tende a gerar certas respostas. Os eventos são embalados. Jovens pesquisadores ambiciosos gravitam em torno disso. Pensadores mais antigos e aventureiros ficam intrigados com isso. Novas instituições intelectuais são criadas em torno dele. Os jornalistas tradicionais inicialmente descartam isso.

No ano passado, a nova economia da esquerda adquiriu esse status. Jacobs, que está chegando aos 60 anos, passou a era do Novo Trabalhismo tentando, e em grande parte fracassando, convencer os políticos de centro de que a economia precisava ser remodelada drasticamente. “Mas hoje em dia”, ele me disse, “estou pensando: ‘Oh Deus, finalmente poderemos fazê-lo’”.

Como todos os novos economistas que conheci, ele fala muito rápido, cortando frases curtas, como se houvesse muito a explicar no tempo disponível. Um ambientalista de longa data, ele descreve a rede emergente de novos economistas como “um ecossistema”. Como aquele que produziu o thatcherismo nos anos 70, essa rede pode envolver apenas algumas dezenas de pessoas, cujas polêmicas e palestras e documentos de política estão sendo seguidos por uma audiência de centenas, mas há um sentimento inebriante de tabus políticos e econômicos sendo quebrados. e de um potencial novo consenso que nasce.

“Existem sites britânicos e americanos que publicam muitas das nossas coisas, como openDemocracy, Jacobin e Novara. Há pessoas produzindo coisas enquanto freelancer para thinktanks – ou criando novos thinktanks. E as mídias sociais significam que as ideias se espalham e as colaborações acontecem muito mais rapidamente do que quando a economia de esquerda tratava apenas de reuniões e panfletos ”, diz Jacobs. “É um pouco incestuoso, mas é bastante emocionante”.

Este fermento está começando a se solidificar em um movimento. A Rede de Novos Organizadores da Economia (Neon), um spin-off do NEF baseado em Londres, organiza workshops para ativistas de esquerda, para aprender como “construir apoio para uma nova economia” – por exemplo, contando “histórias” efetivas sobre isso no mídia tradicional. Stir to Action, uma organização ativista baseada em Bridport em Dorset, publica uma revista trimestral para a nova economia e organiza sessões de aconselhamento em cidades de tendência esquerdista como Bristol e Oxford: Cooperativas de Trabalhadores: Como Começar, Comunidade Propriedade: e se nós corrermos nós mesmos?

“Há um impulso totalmente novo para o ativismo sobre a economia agora”, diz o editor da revista, Jonny Gordon-Farleigh, que já esteve envolvido em protestos anticapitalistas e ambientais. “O movimento passou de oposição a proposta.”

Pairando sobre essa atividade está a possibilidade, pela primeira vez em décadas, de um governo trabalhista receptivo a novas idéias econômicas de esquerda. “[O chanceler das sombras] John McDonnell parece entender”, diz Gordon-Farleigh, cautelosamente. “Ele tem uma história compartilhada com alguns de nossos movimentos. Ele fez comentários interessantes … sobre a introdução da propriedade cooperativa das ferrovias, por exemplo.”

Outros no movimento são mais otimistas. No outono passado, um artigo amplamente divulgado por Guinan e O’Neill no periódico Renewal afirmou que a McDonnell poderia estar planejando nada menos do que uma “transformação da economia britânica … um programa radical de desmantelamento e deslocamento do poder corporativo e financeiro na Grã-Bretanha” em favor dos menos favorecidos. Guinan me disse: “John McDonnell é extremamente curioso intelectualmente. Eu não vi outra figura política nesse nível de antiguidade cujas portas estão tão abertas a um novo pensamento ”.

James Meadway, até recentemente um dos principais conselheiros da McDonnell, está agora escrevendo um livro sobre “uma economia para muitos”. Entre 2010 e 2015, Meadway trabalhou no NEF, onde seus relatórios e artigos esboçaram muitos dos argumentos dos novos economistas. Vários funcionários do NEF me disseram que desde que McDonnell tornou-se chanceler sombra, a relação usual entre think tanks de esquerda e trabalhistas foi revertida: em vez de tentar desesperadamente chamar a atenção do partido para suas propostas, eles estavam lutando para acompanhar o apetite dos trabalhistas por eles. “Eles estão praticamente perguntando: ‘Você tem mais alguma coisa na parte de trás do seu armário?’” Diz um veterano da NEF encantado, mas um pouco perplexo. “Nós nos esbarramos e damos a eles tudo o que pudermos, o mais rápido que pudermos.”

Em julho passado, o NEF publicou um relatório defendendo um aumento acentuado no número de cooperativas britânicas. Em uma de suas páginas posteriores, com quase nenhuma fanfarra, o relatório também propôs que as empresas convencionais fossem obrigadas a dar às ações de seus funcionários, para criar o que o NEF chamava de “fundo de propriedade inclusiva”. Em setembro, com algumas modificações, a proposta tornou-se política do Partido Trabalhista. “Eu nunca vi nada como isso, desde a ideia do think-it até a adoção como política!” Diz Mathew Lawrence, um dos autores do relatório. Este mês, uma versão da política também foi adotada pelo candidato presidencial dos EUA, Bernie Sanders.

E, no entanto, fora do círculo de McDonnell e da esquerda radical transatlântica, a nova economia passou amplamente despercebida – ou foi ridicularizada casualmente. Os buracos negros do Brexit e do concurso de liderança Tory são parcialmente responsáveis, sugando a atenção de todo o resto. Mas também é a natureza radical da nova economia em si. Transformar ou acabar com o capitalismo tal como o conhecemos – os novos economistas divergem sobre qual é o objetivo – é uma ideia difícil para a maioria dos políticos e jornalistas britânicos adotar. Depois de meio século aceitando o status quo econômico, eles associam quaisquer alternativas de esquerda a ele, seja com a desatualizada democracia social do pós-guerra – também conhecida como “os anos 70” – ou com o autoritarismo de esquerda, com a atual Venezuela ou a União Soviética.

No entanto, muitas vezes McDonnell diz em entrevistas que ele quer ver uma economia democrática, o adjetivo mais freqüentemente aplicado a ele ainda é “marxista”. “O novo pensamento econômico é quase como uma freqüência que não pode ser ouvida”, diz Guinan.

Mas, com o neoliberalismo debilitado e o direito privado de outras ideias econômicas, como a disputa pela liderança conservadora está demonstrando, a nova economia da esquerda pode ter um futuro longo – independentemente de o Partido Trabalhista de McDonnell e Jeremy Corbyn conquistar o poder. Para emprestar uma linha de Thatcher, existe agora uma alternativa.

O sonho de uma economia democrática oscilou nas margens da política de esquerda por pelo menos um século. Durante o início da década de 1920, os teóricos socialistas britânicos GDH Cole e RH Tawney escreveram livros novos e provocativos argumentando que os trabalhadores deveriam administrar a si próprios, em vez de se submeterem a empregadores ou acionistas – ou ao Estado, como pensavam os pensadores trabalhistas mais ortodoxos. Na vida econômica, como na política, Tawney argumentou em 1921, “os homens não devem ser governados por uma autoridade que eles não podem controlar”.

Esse empoderamento dos trabalhadores pretendia ser o primeiro passo em uma transformação maior. “O verdadeiro objetivo”, escreveu Cole em 1920, deveria ser “arrancar pouco a pouco das mãos das classes proprietárias o poder econômico que eles agora exercem”, a fim de “viabilizar uma distribuição equitativa da renda nacional e um reorganização razoável da sociedade como um todo ”.

No entanto, Cole foi vago sobre como essa reviravolta da ordem tradicional aconteceria. Ele descartou uma revolução e uma greve geral, alegando que os trabalhadores não tinham o acesso necessário a armas, ou os recursos econômicos para derrotar seus empregadores em uma prolongada luta industrial. Um governo trabalhista corajoso poderia, em teoria, aprovar a legislação necessária; mas as administrações trabalhistas dos anos 1920 e 30 foram cautelosas e não duraram muito.

Quando o Partido Trabalhista adquiriu confiança e tempo para reconfigurar a economia, durante a presidência de Clement Attlee, nos anos 40, e Harold Wilson, nos anos 60, o partido escolheu fazê-lo através de planos e burocracias de Whitehall, como o Departamento de Assuntos Econômicos de Wilson, em vez de democratizar a economia. Os resultados foram mistos: o DEA durou apenas cinco anos.

Não foi até a década de 70 que um poderoso político trabalhista se interessou em democratizar a economia. Excepcionalmente para um grandee de Westminster, Tony Benn prestou muita atenção ao declínio da deferência e crescimento do individualismo durante a década. “Mais pessoas querem fazer mais por si mesmos”, escreveu ele em 1970. “A tecnologia libera forças que permitem e incentivam a descentralização … Deve ser um objetivo primordial dos socialistas trabalhar pela redistribuição de poder”.

Em 1974, Wilson fez Benn secretário de estado para a indústria. A economia estava lutando. Benn supervisionou e subvencionou cooperativas dirigidas por trabalhadores em três grandes empresas: o Scottish Daily News, um jornal de Glasgow; Kirkby Manufacturing and Engineering, um fabricante de radiadores de Liverpool; e Meriden, um produtor de motocicletas nas West Midlands. Os desafios enfrentados por essas cooperativas – falta de investimento prévio e fortes competidores estrangeiros ou nacionais – foram agravados por funcionários públicos antipáticos e economicamente conservadores no departamento de Benn. Um relatório imparcial de 1981 sobre as cooperativas da revista de esquerda New Internationalist descreveu-os como condenados desde o início – eles eram “gigantes aleijados”.

A cooperativa Scottish Daily News durou cinco meses. A cooperativa Kirkby fez melhor. Eric Heffer, um ministro que trabalha para Benn, encontrou representantes sindicais de sindicatos “transformados por suas experiências” de ajudar a administrar o negócio. Eles se tornaram “verdadeiros trabalhadores-gerentes”. A cooperativa conseguiu passar da recessão de meados dos anos 70. Mas logo após as eleições de 1979, o governo de Margaret Thatcher encerrou o experimento cancelando os subsídios de Kirkby. Meriden sobreviveu à mudança de governo e outra recessão no início dos anos 80. Mas foi à falência em 1983.

O próprio Benn durou apenas um ano no departamento da indústria, antes de ser removido por Wilson, que nunca aceitara completamente seu radicalismo. Benn nunca ocupou um cargo econômico tão importante novamente. De maneira igualmente significativa, a saga “minou a opção cooperativa nos círculos de elaboração de políticas do Partido Trabalhista nas décadas vindouras”, diz Gordon-Farleigh.

Desde o rebaixamento de Benn em 1975 até a eleição de Jeremy Corbyn como líder 40 anos depois, a hierarquia trabalhista aceitou amplamente que a economia deveria ser baseada em lucro, competição e gerenciamento top-down. As tentativas de Benn e outros da esquerda britânica durante os anos 70 para estabelecer o que às vezes provocativamente chamavam de “controle operário” foram esquecidas, ou lembradas como apenas mais uma das utopias fracassadas de uma década ridicularizada. A chance de uma economia democrática parecia ter desaparecido.

Durante os anos de vacas magras que se seguiram para a esquerda britânica, outro experimento em democratizar a economia começou – através do Atlântico, em um país menos associado com revoltas contra o capitalismo. Era mais local, mas também mais completo do que o apoio de Benn a uma dispersão de cooperativas vulneráveis, e buscava mobilizar o poder dos consumidores, em vez dos produtores.

Gar Alperovitz é um economista e ativista norte-americano de 83 anos. Desde os anos 60, ele tem promovido incansavelmente inovações econômicas que colocam as metas sociais antes dos comerciais. Muitas vezes, ele tem sido uma figura marginal, mas de forma intermitente ele atraiu muita atenção. Em 1983, ele foi destaque em uma reportagem de capa da revista Time sobre o futuro da economia. Em 2000, na Universidade de Maryland, ele co-fundou a Democracy Collaborative, um centro de pesquisa sobre como reviver a vida política e econômica das partes em declínio dos EUA, que gradualmente se expandiu para um corpo ativista também.

“As cidades americanas estão em um estado de decadência mais avançado do que seus equivalentes britânicos”, diz Guinan, que trabalhou para o Democracy Collaborative por uma década. “Mas o governo local americano também tem maiores poderes. Então você tem a capacidade de criar novos modelos radicais a partir do zero.”

Em 2008, o Democracy Collaborative começou a trabalhar em Cleveland, uma das cidades mais pobres da América, que há décadas perdia empregos e residentes. Os ativistas seguiram uma estratégia de Alperovitz chamada “construção de riqueza comunitária”. O objetivo é acabar com a dependência das economias locais em relacionamentos desiguais com corporações distantes e que extraem riquezas – como os varejistas de cadeias – e para basear essas economias em empresas locais, mais socialmente conscientes.

Em Cleveland, o Democracy Collaborative ajudou a criar uma empresa de energia solar, uma lavanderia industrial e uma fazenda hidropônica no centro da cidade, cultivando alfaces e manjericão. Todas as três empresas eram de propriedade de seus funcionários, e alguns de seus lucros foram para uma holding encarregada de estabelecer mais cooperativas na cidade. Todas as três empresas foram bem-sucedidas até agora. O objetivo do projeto foi resumido em termos quase populosos por um dos co-fundadores da Democracy Collaborative, Ted Howard, em 2017: “Pare o vazamento de dinheiro de nossa comunidade.” No entanto, “o fortalecimento da riqueza da comunidade” também um propósito mais sutil: é uma demonstração concreta de que as decisões econômicas podem se basear em mais do que critérios estreitos do neoliberalismo.

Howard falava em uma nova conferência sobre economia na Inglaterra, organizada por McDonnell. Os dois homens estão em termos de primeiro nome. No ano passado, McDonnell apresentou Howard em outro evento trabalhista, em Preston: “Nós o trazemos regularmente para explicar o trabalho que ele fez”.

McDonnell há muito tempo está interessado em descentralizar e democratizar a economia. Ele freqüentemente cita Tawney, Cole e Benn em discursos. Durante os anos 80, McDonnell foi vice-líder e efetivamente chanceler do Greater London Council (GLC), que buscou experiências no estilo de Benn com cooperativas apoiadas pelo Estado, com resultados igualmente mistos, até que foi abolida por Thatcher em 1986.

Ao contrário de sua representação habitual como um ogro estatista, McDonnell acredita que há limites para até onde a esquerda pode aumentar os impostos e os gastos do governo. Em sua opinião, muitos eleitores não querem, ou simplesmente não podem, pagar muito mais impostos – especialmente quando os padrões de vida são reduzidos, como agora. Ele também acredita que o governo central perdeu autoridade: é visto como simultaneamente muito fraco, sem dinheiro graças à austeridade; e muito forte – muito intrusivo e dominador em relação aos cidadãos. Em vez de depender do Estado para criar uma sociedade melhor, argumenta um dos aliados mais próximos da McDonnell, os governos de esquerda, tanto no nível municipal como no nacional, “precisam mudar a forma como o capitalismo funciona”.

Nos últimos anos, com o encorajamento de McDonnell e Corbyn e a orientação da Democracy Collaborative, muitos dos princípios do “modelo de Cleveland”, como é reverentemente conhecido nos círculos de esquerda transatlânticos, foram adotados pelo conselho trabalhista no pequeno , ex-cidade industrial de Preston em Lancashire. A regeneração foi promovida como um antegosto da Grã-Bretanha sob o governo de Corbyn.

O centro da cidade de Preston, que vinha se desvanecendo há décadas, agora tem um mercado coberto reformado e movimentado, estúdios de novos artistas em escritórios do antigo conselho e cerveja artesanal vendida em contêineres convertidos logo atrás da prefeitura. Todas essas empresas foram facilitadas pelo conselho. Menos visivelmente, mas provavelmente mais importante, a grande concentração de outros órgãos do setor público – um hospital, uma universidade, uma delegacia de polícia – foi persuadida pelo conselho a adquirir bens e serviços localmente sempre que possível, tornando-se o que o Democracy Collaborative chama de “instituições âncoras”. Eles agora gastam quase quatro vezes mais de seus orçamentos em Preston do que em 2013.

O líder do conselho é Matthew Brown, um homem angular intenso de 46 anos que foi parcialmente inspirado a entrar na política ao ver Benn na televisão quando era adolescente. “O que estamos fazendo em Preston é o senso comum, mas também é ideológico”, Brown me disse, quando nos encontramos em seu escritório. “Estamos vivendo uma crise sistêmica do capitalismo, e temos que criar alternativas.” Ao fazer isso – especialmente em um momento em que os conselhos locais devem ter sido enormemente enfraquecidos pelos cortes do governo -, Preston está em pequena, mas visível maneira de minar a autoridade do neoliberalismo, dependente como é na insistência de que nenhuma outra opção econômica é possível.

O conselho, continuou Brown com orgulho, estava “apoiando pequenas empresas locais em vez de grandes capitalistas”. Estava usando sua “alavancagem” como procurador para fazer com que as empresas se comportassem de maneira mais ética: pague o salário mínimo, recrute funcionários mais diversificados. E o objetivo era tornar a cidade um lugar onde as cooperativas eram mais tradicionais do que nichos: “Minha intenção é levá-las a 30%, 40% da nossa economia”.

Eu perguntei se ele tinha alguma dúvida sobre uma cidade com uma população de menos de 150.000, atuando como um modelo para reformular toda a economia britânica – e, por implicação, economias além. “Não”, disse ele. “Eu sou muito forte de espírito.”

Aqui está uma confiança sobre os novos economistas, o que é uma surpresa depois de todas as derrotas da esquerda nos anos 80 e 90. Mas com o capitalismo menos eficaz e popular do que era então, os novos economistas acreditam que agora estão engajados no que o teórico político Antonio Gramsci – uma grande influência sobre eles e McDonnell – chamou de “guerra de posição”: um acúmulo estável de alianças, idéias e credibilidade pública. Berry descreve esse processo como uma “transição” que pode levar a uma economia diferente. McDonnell me disse em 2017 que ele queria “uma transformação encenada do nosso sistema econômico”. Se um número suficiente de outros conselhos trabalhistas copiarem Preston – e muito poucos estão interessados ​​- então, mesmo sem um governo de Corbyn, e muito menos qualquer tipo de revolução socialista, a economia britânica terá se movido para a esquerda,

Algumas horas depois de conhecer Brown em Preston, falei novamente com McDonnell sobre a nova vitalidade intelectual da esquerda. “Estamos começando a reconstruir o que tivemos com Tony Benn nos anos 70”, disse ele. “Uma gama de grupos de pensamento – NEF e Classe [outro thinktank econômico de esquerda] foram revitalizados. Michael Jacobs está cheio de ideias. Estamos discutindo com eficácia uma economia mais democrática. Duplicando o número de cooperativas no Reino Unido – como preconizou o NEF no ano passado – isso é relativamente tímido. Queremos ir mais longe.

Ele não ofereceu mais detalhes. Mas a política do ” fundo de participação inclusiva ” adotada pelo Trabalhista mostra o potencial das novas idéias econômicas. Os fundos destinam-se a ser cavalos de Troia: inserindo na estrutura de propriedade de uma empresa um grupo de acionistas – seus funcionários – que são mais propensos a favorecer salários mais altos e investimentos de longo prazo. “Os fundos estão destinados a inclinar a balança”, diz Lawrence, “em direção a um tipo diferente de cultura corporativa”. Ou como a escritora e ativista Hilary Wainwright, uma das pensadoras mais astutas desde os anos 70, diz: “Mudança radical quando desestabiliza o status quo da maneira correta, cria novas oportunidades de mudança ”.

Mas transformar a nova economia em políticas nacionais será difícil, mesmo se o Partido Trabalhista conquistar o poder. No verão passado, o chefe do NEF, Miatta Fahnbulleh, foi convidado para um dia de folga para funcionários públicos do Tesouro falarem sobre a nova economia. “Quando cheguei lá”, ela me disse, “logo percebi que, para o Tesouro, a nova economia significa apenas empresas de tecnologia. Quando comecei a falar sobre como a economia poderia operar de maneira diferente, eles compraram minha premissa de que o status quo tem problemas – eles são o Tesouro, eles têm os dados. Eles pensaram que a nova economia era interessante … Mas apenas em uma espécie de sociedade de debate.”

Antes da NEF, Fahnbulleh trabalhou para o gabinete de gabinete e para a unidade de estratégia da 10 Downing Street. Ela prevê que haverá uma resistência de Whitehall à nova economia: “Whitehall odeia grandes mudanças – todas as vezes”. Jacobs, que tem mais experiência do governo, é um pouco mais otimista. “Alguns dos jovens do Tesouro provavelmente ficarão muito animados com uma nova abordagem econômica. Alguns dos mais velhos vão pensar que está tudo errado. E outros apenas implementarão o que o governo pedir ”.

Ele ajudou a organizar seminários para McDonnell e sua equipe sobre o que esperar de Whitehall e como responder. “Meu conselho é: ‘Se você quiser fazer algo novo, monte uma nova unidade e recrute. Você conseguirá que as pessoas se juntem e queiram fazer coisas novas. ”Mas a experiência de Benn no departamento de indústria sugere que ultrapassar os conservadores de Whitehall pode não ser tão simples assim.

E depois há o estabelecimento comercial. Desde Thatcher, acostumou-se a governos deferentes, a fazer o seu próprio caminho sobre outros grupos de interesse, a lucros e a compartilhar preços que superavam outras medidas do valor econômico ou social de uma empresa. A intenção dos novos economistas para acabar com esses desequilíbrios não caiu bem. “A Confederação da Indústria Britânica (CBI) realmente odeia a propriedade inclusiva”, diz um dos aliados da McDonnell. “Você pode sentir o frio sempre que nós levantamos.”

Quando perguntei ao CBI por seus pensamentos sobre a nova economia, houve um silêncio de uma semana e, depois de persegui-los, uma declaração concisa: “O trabalho parece determinado a impor regras que demonstram uma má compreensão dos negócios.”

Os novos economistas dizem que não se sentem intimidados. “Nós, no movimento, precisamos ser absolutamente francos sobre isso”, diz Guinan. “Uma economia democrática e exploradora é fundamentalmente incompatível. Devemos montar um ataque direto e populista à esquerda sobre esses interesses comerciais. Devemos dizer a eles: ‘você vai para Cingapura!’ A esquerda não deveria ter medo de uma pequena destruição criativa ”, diz ele, descaradamente tomando emprestada uma frase geralmente usada pelos livre-mercados. Jacobs concorda: “Empresas exploradoras podem ir até a parede”.

Isso pode soar como uma fantasia de esquerda imprudente. Mas os novos economistas argumentam convincentemente que mudanças imensamente perturbadoras estão chegando à economia britânica, de qualquer forma – graças à Brexit, à automação e à emergência climática. “Somente o Brexit exigirá um estado muito intervencionista” para ajudar a economia a se adaptar, diz Lawrence. “Tornará muito mais difícil para um funcionário público dizer: ‘Você simplesmente não pode fazer isso’”.

Mas o que os novos economistas querem vir depois do capitalismo neoliberal? Em Preston, depois de Brown ter falado evangelicamente comigo sobre as virtudes dos “negócios locais” e dos “empregos locais”, perguntei se seu conselho estava realmente salvaguardando o capitalismo na cidade – tornando-o mais socialmente sensível – do que suplantando-o. Pela primeira vez, ele fez uma pausa. “Temos que ser pragmáticos”, disse ele. “Ainda estamos em um ambiente de livre mercado. E eu não vejo as empresas locais como grandes capitalistas, de qualquer maneira. A grande maioria tem apenas uma ou duas pessoas trabalhando para eles. Não há quase ninguém para explorar. Os acionistas não estão envolvidos. ”Nem todo mundo de esquerda via as pequenas empresas – em geral, defensores de partidos de direita e políticas econômicas e sociais austeras – em termos tão benignos. Mas Brown continuou: “O Partido Trabalhista, nacionalmente, está se afastando do velho argumento pró-negócio / antiempresarial. Criar valor social é o que importa. ”

Mais tarde perguntei também a McDonnell se a sua abordagem arriscaria poupar em vez de substituir o capitalismo. Ele sorriu e entrou no modo gnômico que ele adota quando fala sobre questões complicadas. “Quem incorpora quem …” ele disse. “Esse é o debate!” Então seu sorriso se tornou mais travesso. Um governo de Corbyn, disse ele, “aceitaria” os negócios “em nosso caloroso abraço”.

O aliado McDonnell com quem falei disse que sempre que a questão da trajetória de longo prazo da economia surgia nas discussões trabalhistas, “evitamos essa conversa. Não há consenso na festa. ”Então ele acrescentou:“ Pessoalmente, eu ficaria muito feliz se a Grã-Bretanha terminasse como a Dinamarca. ”

McDonnell frequentemente cita a Alemanha como outro país onde o capitalismo é mais benigno. Wainwright, que conhece McDonnell há décadas, tem uma previsão flexível sobre o que poderia acontecer com a cultura econômica britânica se ele se tornasse chanceler. “A caminho de uma sociedade socialista”, diz ela, “pode haver momentos em que um capitalismo diferente emerge” – isto é, um mais benigno.

No entanto, o problema da esquerda em se contentar com “um capitalismo diferente”, ainda que temporariamente, é que pode simplesmente permitir que o capitalismo se reagrupe e depois retomar seu progresso darwinista. Indiscutivelmente isso é exatamente o que aconteceu na Grã-Bretanha durante o último século. Após a crise econômica politicamente explosiva dos anos 1930 – precursora da atual crise do capitalismo – durante os anos do pós-guerra, muitos líderes empresariais pareciam aceitar a necessidade de uma economia mais igualitária e desenvolveram relações estreitas com os políticos trabalhistas. Mas assim que a economia e a sociedade se estabilizaram, e os direitistas, como Thatcher, começaram a fazer uma defesa sedutora de um retorno ao capitalismo bruto, os empresários mudaram de lado.

Outra dificuldade para os novos economistas e seus aliados políticos é persuadir os eleitores – trazidos à ideia de que lucro e crescimento são os únicos resultados econômicos que importam – que outros valores devem importar mais a partir de agora. Mesmo salvar o meio ambiente ainda é difícil de vender. “O efeito do crescimento econômico no planeta não é uma questão que se fala quase o suficiente da esquerda”, admite Berry. “Quanto ao decrescimento” – o termo verde atual para reduzir o crescimento como um objetivo econômico – “o Partido Trabalhista não vai tocá-lo com uma barganha”. O aliado de McDonnell concordou. “De-crescimento”, disse ele, “é apenas rotulagem terrível.” Guinan diz que o problema não é apenas de apresentação: “uma política de decrescimento ainda não foi inventada que irá levar o público.”

Em vez disso, os trabalhistas começaram recentemente a promover uma versão do Green New Deal: um esquema atraente, mas ainda amplamente teórico, defendido por mais esquerdistas e ambientalistas na Grã-Bretanha e nos EUA na última década. Destina-se a abordar a emergência climática e alguns dos problemas do capitalismo simultaneamente, por um enorme aumento no apoio do governo às tecnologias verdes e os empregos altamente qualificados, esperançosamente bem remunerados, necessários para criá-los. Em um discurso nesta semana, McDonnell disse que este projeto precisava ser o maior empreendimento em tempo de paz da Grã-Bretanha desde a conversão da economia do governo de Attlee da guerra para a paz durante os anos 40. Em abril, a secretária de negócios de sombra Rebecca Long-Bailey, uma protegida da McDonnell, escreveu um artigo da Guardian.defendendo uma “revolução industrial verde”, incluindo “turbinas de águas profundas no Mar do Norte”, que “poderia suprir quatro vezes a demanda de eletricidade da Europa” e “poderia ser construída e entregue a partir do Reino Unido”. Foi uma visão muito emocionante; mas as turbinas eram a única nova tecnologia potencial que o artigo mencionava.

Outra questão enorme que os novos economistas costumam ignorar é se muitos dos trabalhadores de hoje realmente querem mais voz em seus locais de trabalho. Quando a “democracia industrial” foi a última ideia popular da esquerda, na década de 70, o trabalho era, sem dúvida, mais satisfatório e central para a vida das pessoas do que jamais fora antes. Empregos no escritório estavam substituindo os empregos nas fábricas, o trabalho era um forte motor de mobilidade social, e a filiação a sindicatos poderosos havia acostumado a maioria dos funcionários britânicos a serem consultados, a ter algum agente em suas vidas profissionais. Mas em 2019, experiências de empoderamento no trabalho são menos comuns. Para um número cada vez maior de pessoas, por mais bem qualificadas, o emprego é de curto prazo, de baixo status, pouco recompensador – quase não faz parte de sua identidade.

Gordon-Farleigh passou anos tentando interessar as pessoas na formação de cooperativas, e nem sempre conseguindo. “O capitalismo contemporâneo produziu uma força de trabalho pacificada e passiva”, diz ele. “Muitas pessoas até gostam de se sentir um pouco alienadas pelo capitalismo – para não entender realmente como isso funciona. Eles precisam ser qualificados politicamente. Então temos que ver quais poderes econômicos eles realmente querem. ”

Em abril, depois de esperar por uma pausa no aparentemente interminável inverno dos argumentos do Brexit, Mathew Lawrence lançou um novo think tank na economia, o Common Wealth, que visa reunir todas as vertentes do movimento, com um evento noturno em Londres. Depois que um filme revigorante, mas um tanto escorregadio, sobre a missão do Common Wealth foi exibido em uma tela grande – que era similar em tom e conteúdo a uma recente transmissão política do Partido Trabalhista chamada Nossa Cidade- Lawrence foi apresentado ao público por Guinan. No discurso que se seguiu, Lawrence cobriu tanto terreno que sua voz se tornou um murmúrio, rápido demais para quem não estivesse familiarizado com a nova economia a seguir. Durante essa parte formal da noite, Common Wealth arriscou se sentir como um projeto para pessoas de dentro – apenas outro think tank de Londres, com o ex-líder trabalhista Ed Miliband em seu conselho.

No entanto, o resto do lançamento pareceu diferente. O quarto alugado ficava no East End, longe do costumeiro cinturão de thinktank em torno de Westminster, e estava lotado, e alto com uma conversa séria. Quase todo mundo estava na casa dos 20 ou 30 anos, muitos deles com sapatos Dr Martens desgastados e cortes de cabelo modernos e austeros – a visão agora familiar dos millennials britânicos se reunindo para discutir a mudança do mundo. Duas horas após o início do evento, as pessoas ainda estavam chegando e quase ninguém saiu. Quando o fiz, pouco antes das 11, as luzes ainda estavam acesas nas torres de escritórios próximas da Cidade de Londres, que ofusca o East End e a economia de todo o país. Mas andando longe da sala agitada, especialmente depois de uma garrafa da cerveja artesanal Common Wealth que havia sido feita para a ocasião.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome