Sisu abre inscrições nesta segunda (19) para ingresso em universidades públicas no 2º semestre

83
Para poder se inscrever o estudante deve ter realizado a edição do Enem 2022 e não pode ter zerado a redação
A participação no Sisu é gratuita e as inscrições se encerram já nesta quinta-feira, dia 22 de junho – Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga em universidades públicas e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever no processo seletivo, que possibilita o ingresso no segundo semestre letivo deste ano, o estudante deve ter realizado a prova do Enem em 2022.

Podem se inscrever todos os participantes da edição 2022 do Enem que não declararam estar na condição de “treineiro” e tiraram nota maior que zero na prova de redação. A participação no Sisu é gratuita e as inscrições se encerram já nesta quinta-feira, dia 22 de junho.

Leia também: Qual a correlação de forças no Ministério da Educação do governo Lula?

Para se inscrever, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a plataforma do Ministério da Educação que reúne informações acerca dos processos seletivos que utilizam as notas do Enem para ingresso nas universidades.

Para participar da seleção, é preciso ter uma conta no sistema “gov.br”. Quem já se cadastrou, deve usar as mesmas informações para acesso. Caso não tenha feito, será redirecionado pelo site para isso. Quando o cadastro é concluído, o próprio sistema recupera as notas obtidas no Enem.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e podem alterar as opções quantas vezes forem necessárias até o término do prazo de inscrição. Durante o período de inscrição, é possível acompanhar as notas de corte das opções de curso escolhidas e a classificação parcial do estudante.

:: O assalto do Paulo Guedes ao Fundo Social do Pré-Sal ::

O resultado da chamada regular deste Sisu será divulgado no dia 27 de junho e a matrícula destes estudantes deverá ser realizada entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda solicitar para participar da Lista de Espera do programa, que disponibiliza vagas remanescentes aos interessados. Este processo estará com inscrições abertas entre os dias 27 de junho e 4 de julho.

Prouni e Fies

Nas próximas semanas, o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior vai abrir outros dois processos seletivos. São eles o Prouni e o Fies.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais e parciais de 50% em universidades privadas do país inteiro, estará com inscrições abertas entre os dias 27 e 30 de junho.

Já o Fies, que é a modalidade de Financiamento Estudantil, terá inscrições entre os dias 4 e 7 de julho deste ano pelo mesmo portal.

Edição: Nicolau Soares

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome