Os desafios da nova comunicação sindical, em tempos da comunicação 4.0 no processo produtivo

648

“A indústria 4.0 exigirá maior habilidade de comunicação…” assim, reflete o assessor político e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Eudes Xavier, no debate sobre os desafios da nova comunicação sindical, realizada no dia 28/06, pelo MOVA-SE durante a reunião do conselho geral da entidade.

No encontro, o companheiro Eudes Xavier, realizou um debate sobre as estruturas e desafios da nova comunicação sindical em tempos da era 4.0 no processo produtivo. Conforme o palestrante, a Internet, robôs, drones, inteligência artificial, big data, pesquisas sobre o cérebro e a união do digital com o físico e o biológico, no qual chamamos de inteligência artificial está aumentando cada vez mais sua revolução, numa velocidade estonteante. Essa realidade avassaladora percorre o universo empresarial e transformando a sociedade. De acordo Klaus Schwab, presidente executivo do Fórum Econômico Mundial e autor do livro A Quarta Revolução Industrial muita gente ainda não está enxergando as implicações de todos estes movimentos transformadores e revolucionários que a tecnologia está potencializando. O mercado de trabalho nunca mais será o mesmo e as dificuldades das organizações para contratar e capacitar pessoas para esse admirável mundo novo já são igualmente desafiadoras.

“A indústria 4.0 exigirá maior habilidade de comunicação e poucos apps ou plataformas on line serão capazes de dar conta do lado emocional das relações humanas. Este desafio existe desde a produção industrial mecanizada.”

“A comunicação 4.0 vai ganhar mais apetrechos digitais, mas precisará ganhar também em qualidade de relacionamentos, empatia e abertura para o diálogo. Um desafio que nos acompanha desde o tempo das cavernas. E esse talvez seja um grande desafio para o movimento sindical, acompanhar essa revolução cibernética. Chegou o tempo de recriamos os diálogos com a base e acompanhar essa revolução digital” disse o palestrante, Eudes Xavier.

Fotos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome