Mova-se participada da reunião preparatória para conferências de saúde

432
O Conselho de Saúde realizou na tarde desta terça-feira, 22/09, uma reunião preparatória para a 9ª Conferência Estadual de Saúde (9ª CES) em formato virtual no qual deve acontecer no final de outubro. Este ano, a 9ª Conferência Estadual de Saúde terá como tema central, “Regionalização da Saúde e Controle Social no SUS ”.
A reunião ampliada ocorreu na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza – SMS, com participação dos conselheiros também por videoconferência. Na ocasião, houve a realização da eleição de quatro delegados e quatro suplentes, que representarão os municípios nas conferências regionais de saúde.
Conforme discutido e deliberado pelos participantes, o objetivo da Conferência é de reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como um sistema público, universal, integral e imparcial com financiamento adequado e regular, visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
A 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES), também tem a proposta de avaliar o processo de reorganização, planejamento e governança nas Regiões de Saúde, deliberará sobre a composição, planejamento e estrutura administrativa das Comissões Regionais de Saúde como também definirá a nova composição do Cesau – Conselho Estadual de Saúde do Ceará.
Para o Mova-se, a participação das entidades de classe é fundamental para o processo de fortalecimento do acesso ao serviços de saúde e direcionar as diretrizes voltada para ampliar as condições dignas aos profissionais e garantir a defesa do SUS.
MOVA-SE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome