A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará – MOVA-SE realizou, nesta sexta-feira (04), uma Assembleia Geral com os empregados públicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce. O encontro aconteceu na sede do sindicato e também de forma virtual, permitindo ampla participação dos trabalhadores(as).
Assembleia registrou uma votação expressiva, no qual 98% dos empregados da Ematerce aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025). Apenas um voto foi contrário e houve uma abstenção.
Segue abaixo alguns pontos das cláusulas aprovadas:
- Reajuste Salarial: 5,83%, sendo 4,83% retroativo a 1.º de janeiro de 2025 e 1% a partir de 1.º de setembro de 2025;
- Adicional por Tempo de Serviço: Pagamento de 3% a cada três anos de efetivo exercício para empregados efetivos;
- Auxílio Material Escolar: Reajustado para R$ 400,00 (para até 24 anos, se universitário e dependente legal)
- Adicional de Interiorização: 10% sobre o salário-base para empregados transferidos por interesse da empresa;
- Auxílio Natalidade: R$ 700,00 para empregados que tiverem filhos;
- Licença Prêmio com redução de tempo (10 anos para 5 anos) e período (de 90 dias para 45 dias)
- Vale Alimentação quando de licença médica de até 90 dias (antes 45 dias)
- Assistência Médica Hospitalar de 62% a partir de setembro/25
- Auxílio Funeral de 5 Salários Mínimos (antes 4 SM)
- Assistência às Pessoas Portadores de Deficiência de acordo com a Lei 19.116/2024
- Assistência ao Recém-Nascido com filhos de até 12 meses de 1 hora a mais de descanso para prestar assistência à criança.
- Recesso de fim de ano com 50% no dia 24/12 e a outra metade no dia 31/12
- Programa de Gerenciamento de Risco
A minuta do Acordo Coletivo aprovado será encaminhada para assinatura da empresa e do sindicato, que deverá ser assinada na próxima semana e logo em seguida estará em vigor.
MOVA-SE