MOVA-SE REPUDIA O DESCASO DO GOVERNO DO CEARÁ COM OS SERVIDORES DA CULTURA
O Sindicato MOVASE expressa sua solidariedade aos servidores da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULTCE), que enfrentam o desrespeito e o descaso da atual gestão em relação à implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Esses trabalhadores(as), que há anos lutam pela valorização de suas carreiras, são reiteradamente ignorados e enganados por promessas vazias do governo.
A recente e célere aprovação do PCCS do Instituto Dragão do Mar (IDM) expõe o tratamento desigual dado pelo governo, que prioriza as Organizações Sociais (OSs) em detrimento dos servidores públicos. Enquanto as demandas dos trabalhadores da SECULTCE seguem sendo postergadas, os interesses das OSs são atendidos com agilidade. Esse descompasso revela a política de desmonte do serviço público e o enfraquecimento da continuidade das políticas culturais do Estado.
Desde 2016, a Meta 2 do Plano Estadual de Cultura determina a realização de concurso público e a estruturação do PCCS em até 12 meses após a aprovação do Plano. No entanto, prestes a completar 10 anos, essa obrigação segue ignorada. Desde 2008, os servidores reivindicam um plano que garanta dignidade e previsibilidade na carreira, mas seguem enfrentando a negligência do governo. A consequência desse abandono é a evasão de profissionais qualificados, devido aos baixos salários e à falta de perspectiva.
O PCCS do IDM, mesmo com sua autonomia, é financiado com recursos do tesouro estadual, evidenciando que a implementação do PCCS da SECULTCE não é uma questão financeira, mas de vontade política. A decisão da SECULT e do Governo do Estado de privilegiar entidades terceirizadas, ignorando seus próprios servidores, demonstra o total desprezo pela valorização do funcionalismo público e pela continuidade das políticas culturais no Ceará.
Desde setembro de 2024, os servidores aguardam uma reunião com a SEPLAG e a SECULT para discutir o encaminhamento do PCCS. O silêncio do governo só reforça o desrespeito com aqueles que dedicam suas vidas à cultura do Estado.
O MOVA-SE exige que o Governo do Estado e a SECULTCE rompam com essa política de abandono e garantam a valorização dos servidores que, diariamente, asseguram a execução das políticas culturais no Ceará. Não aceitaremos mais negligência e adiamentos! A cultura do Ceará precisa de servidores respeitados, valorizados e com condições dignas de trabalho!
ONDE TEM LUTA, TEM MOVA-SE