Solenidade de Abertura do Seminário da Assema

69

A Associação dos Servidores da EMATERCE(ASSEMA) realizou na noite de ontem, 29 de março, a abertura oficial da 1ª Edição do Seminário da Assema que trouxe como tema: perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural no Ceará.

Um momento de grandes emoções atribuíram as falas dos participantes durante a cerimônia de  abertura do Seminário. Em seus 44 anos da Assema, a associação realiza o seu I Seminário com a temática: perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural no Ceará. O evento tem como objetivo, promover uma discussão ampla e aberta sobre a situação atual e as perspectivas futuras da Assistência técnica e extensão rural no Ceará, a fim de fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar, contribuir para o crescimento econômico social da região e melhorias nas condições de trabalho dos Emstercianos.

Na solenidade de abertura, Sabino Bezarrio atual presidente da Associação (Assema) destacou o compromisso dos ematercianos ao longo do tempo e reforçou que o seminário tem como objetivo traçar diretrizes para a melhoria da Assistência Técnica e Extensão Rural no Ceará, “Vamos fazer uma relatoria de todo evento, formatar um documento coeso para ser entregue ao Governador Elmano, e espero que o governador acolha nossas demandas…” disse Sabino.

Para o Coordenador Geral do Sindicato MOVA-SE, Pádua Araújo, iniciou sua fala com um emocionante relato, relembrando de um drama familiar vivido há décadas atrás pelos seus avós maternos que precisaram abandonar a terra, o campo por conta da seca, e tentar a vida da capital por falta de condições mínimas de sobrevivência. “A vida de sustento no campo era difícil, e infelizmente essa realidade ainda persiste, a ausência e abandono do homem do campo ainda é uma realidade no meu Ceará, por isso, defendo a importância da extensão, dos serviços de assistência técnica rural para os agricultores familiares para a produção de sua sobrevivência” Disse o professor, Coordenador do Sindicato MOVA-SE Pádua Araújo.

O Presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, representando o governador Elmano de Freitas destacou: “referendar este evento, é um marco histórico para Assema diante dessa perspectiva, produzir com sustentabilidade, agricultura familiar tem um papel em destaque. Estamos pautados para vim recurso do governo Federal…” reforça Sr. Inácio.

Para o deputado estadual Missias Berezza, ex integrante do MST em sua fala disse que é preciso que os agricultores e as organizações façam um fazer um grande levante, uma articulação como ALCE e movimento sociais para a fortalecer a agroecologia”

Marcou presença também no evento o Deputado Estadual Renato Rosendo (PSol) que falou sobre o livre acesso a terra e desenvolvimento: “precisamos ser livres, terra livre e pessoas vivendo com dignidade e justiça…” disse o deputado

Além da entrega das comendas da Assema em forma de placas, o I Seminário Perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural também marcou o lançamento de dois livros editados com o apoio da Assema.

“Estruturação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará”, de autoria do engenheiro agrônomo da Ematerce e associado da Assema, Nizomar Falcão.

O outro livro: “Pílulas do Novo Dia”, do poeta, funcionário da Ematerce e associado da Assema, Cosme Britto,os dois discursaram e agradeceram o apoio da Assema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome