NOVA PROGRAMAÇÃO 2021 – CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO MOVA-SE

661

 

Estamos em 2021, a tragédia sanitária e social que se abateu sobre nós em 2020 permanece e se aprofunda em 2021. Tempos tristes, tempos sombrios, tempos de dor, tempos de sofrimento. A pandemia só confirmou aquilo que já vínhamos enfrentando.
Golpe nos direitos trabalhistas, com consequente aumento da precarização e terceirização do trabalho, desemprego estrutural.
Golpe nos direitos sociais, tendo como resultado o aumento do abismo entre ricos e pobres. Na pandemia os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram mais pobres, a miséria e a fome hoje abrange um terço da população brasileira.
Golpe na democracia, com crescimento do estado de exceção, um governo autoritário, um presidente negacionista, menosprezou a pandemia, tudo fez para impedir que a população, principalmente os mais vulneráveis, não se protegesse e com isso se multiplica-se a tragédia que hoje conta com mais de 240 mil mortos, e nada de concreto fez para comprar vacinas, e hoje não se tem no horizonte uma saída para esse caos sanitário e social.
Golpe nos serviços públicos, implementando um projeto de reforma do Estado, reduzindo a esfera pública, atacando a constituição de 1988 e esvaziando o papel dos serviços públicos num país com histórica herança escravocrata de desigualdades econômicas, educacionais e sociais, racismo, machismo, misoginia, negação de direitos políticos aos pobres.
O que os sindicatos têm a ver com isso? Como fazer com os sindicatos tenham protagonismo nesse cenário de tragédia social e obscurantismo político? Quais os desafios e como mobilizar os trabalhadores a saírem dessa situação de desalento, sofrimento, desesperança, e tomem a história nas mãos? Nas ruas? Na luta coletiva? Ficar paralizado só piora a situação. Estudar, analisar, debater, mas sobretudo agir e lutar.
Este é o propósito do MOVA-SE para as próximas semanas. Estamos retomando nosso Curso de Formação Política Online, com 6 temas sobre os desafios diante dos cenários que teremos em 2021. E que se desdobrará em 2022, quando teremos eleições para Presidente e Governadores, Senadores e Deputados.
Os desafios aos sindicatos, como se reinventar num contexto regressivo e ameaçador, mas também de possibilidades de explosão social e política. O povo está sofrendo, mas tem que reagir e lutar.

Abaixo uma agenda com temas, datas, horários.
Se inscreva, é aberto e  gratuito, para tod@s trabalhador@s e estudantes.
Vamos? Estamos te esperando!
NOVA PROGRAMAÇÃO 2021 –  CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO MOVA-SE. CURSO ON-LINE – Plataforma Virtual ZOOM

■ 6 Módulos  de 1h e 30min Cada um.
■ Com Helder Molina – Professor da Faculdade de Educação da UERJ – Doutor em Políticas Públicas – Mestre em Educação – Educador Sindical

1. SITUAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA E POLÍTICA ATUAL  DO BRASIL;
PANDEMIA, DESEMPREGO, CRISE SOCIAL E BOLSONARISMO: O QUE FAZER?
23/02/2021 – terça-feira
19:00 às 20:30

2. QUAL SINDICALISMO PARA QUAIS DESAFIOS E TAREFAS, HOJE?
02//03/2021 – terça Feira
19:00 às 20:30

3. REFORMAS DO ESTADO E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL
09/03/2021 – terça-feira
19:00 às 20:30

4. REFORMAS DO ESTADO E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO CEARÁ
DESAFIOS E TAREFAS DO MOVIMENTO SINDICAL DIANTE DAS REFORMAS
16/03/3021 – Terça-feira
19:00 às 20:30

5. NOÇÕES BÁSICAS DE CLASSES SOCIAIS E LUTA DE CLASSES,
CAPITAL, VALOR, PREÇO, LUCRO, MAIS VALIA, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO, ESQUERDA X DIREITA
23/03/2021 – Terça-feira

6. REDES SOCIAIS, COMUNICAÇÃO VIRTUAL E DESAFIOS AOS SINDICATOS
30/03/2021 – Terça-feira
19:00 às 20:30

■ Material didático em formato digital. Aulas expositivas e debates virtuais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, precisamos do link para entrar no zoom. E também não há informação de como se inscrever. Aguardo resposta no email.
    Obrigada,
    Marly

    • Olá, boa tarde!
      Para inscrição e acesso ao link do zoom é só nos passar uma mensagem pelo whatsapp (85) 999020258

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome