MOVA-SE no Labour 20 (L20)

84

MOVA-SE, representado pelo coordenador, Prof. Pádua Araújo, marca presença no Labour 20 (L20) que aconteceu em Fortaleza, o evento debateu o novo contrato social que une forças no G20 por justiça e igualdade econômica.

Durante os dias 23 e 24 de julho, em Fortaleza, aconteceu o Labour 20 (L20), grupo de engajamento do G20 Social que representa os interesses dos trabalhadores(as). Sua função foi dialogar com os líderes do G20 para influenciar as políticas econômicas e sociais relacionadas ao trabalho e ao emprego.
O Labour 20 (L20) representa os interesses dos trabalhadores(as) no âmbito do G20. Este fórum une sindicatos de países do G20 e Sindicatos Globais, sendo convocado pela Confederação Sindical Internacional (ITUC) e pelo Comitê Consultivo Sindical (TUAC) da OCDE. Desde a crise financeira de 2008, o L20 se engaja no processo intergovernamental do G20, garantindo um diálogo inclusivo e construtivo sobre ‘Empregos e Crescimento’, junto com o Business 20 (B20) e outros grupos de diálogo.
Para o MOVA-SE, esse importante evento, traça diretrizes e fortalece o movimento sindical em defesa das pautas da classe trabalhadora.
Confira os principais eixos dos debates políticos discutidos no L20 que incluíram:
– Continuar o trabalho do subgrupo sobre a participação na renda do trabalho e o trabalho decente, especialmente nas cadeias de suprimento.
– Abordar a desigualdade de renda com salários mínimos e negociação coletiva.

– Investimento em infraestrutura e na economia do cuidado.
– Fechar a lacuna salarial de gênero e aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho.
– Preparar os trabalhadores para um futuro do trabalho recompensador.
– Abordar os efeitos da digitalização e do comércio eletrônico sobre os mercados de trabalho.
– Promoção da transparência e responsabilidade fiscal.
– Coordenação de políticas para uma transição justa para uma economia neutra em carbono.
– Proteção dos direitos trabalhistas dos imigrantes.
– Alcançar a Agenda 2030.

MOVA-SE
Foto: Thainá Duete/CUT Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome