MOVA-SE E APEOC na luta pela revisão da reforma da previdência estadual

233

MOVA-SE E APEOC na luta pela revisão da reforma da previdência estadual.

MOVA-SE e APEOC somam força e definem agenda de luta e mobilização pela revisão da reforma da previdência estadual.

Em reunião extraordinária ocorrida na manhã desta sexta-feira, 03 de junho de 2022, na sede do sindicato, diretores do MOVA-SE representado pelo coordenador Pádua Araújo, pelo diretor intersindical, Luiz Hernesto e o diretor de formação Ulisses Moreira, estiveram dialogando com o presidente prof. Reginaldo Pinheiro e o professor Anísio Melo, coordenador da Frente Norte e Nordeste pela Educação que na ocasião, foi pautada a taxação dos 14% da previdência, capitalizado pela Reforma da Previdência Estadual.

Mova-se destaca que a reforma da previdência foi o mais duro ataque aos direitos dos trabalhadores do serviço público. A reforma da previdência estadual alterou a regra de cálculo para concessão de aposentadoria por invalidez, reduzindo drasticamente esse benefício; mudou o cálculo das pensões, ocasionando, da mesma forma, a redução dos valores dos benefícios concedidos; e alterou a regra de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, que antes contribuem com 14% apenas quando o benefício supera o teto do regime geral, que hoje é de R$ 7.087,22; com a reforma, a taxação passou a incidir sobre benefícios a partir de dois salários mínimos (R$ 2.424,00).

Além disso, a reforma impactou negativamente a aposentadoria de servidores de vários órgãos, que ganham gratificações por desempenho. Com o novo cálculo, as perdas salariais sobre as gratificações a serem levadas para a aposentadoria chegam a 70%.

Lembramos que a reforma cearense é uma das piores do País e que os servidores já tiveram muitas perdas após a Lei Complementar 167/2016 do Ceará, que aumentou gradativamente a alíquota de contribuição previdenciária do funcionalismo público estadual de 11% para 12% em 2017, 13% em 2018 e 14% em 2019.

Confiram agenda de lutas:

Dia 09/06, às 15h – Ato do Blocão da Educação, na Praça da Gentilândia

– Reunião com o deputado estadual, Carlos Filipe, para tratar e agendar a audiência pública sobre a revisão da Reforma da Previdência Estadual.

– Agenda coletiva (MOVA-SE e APEOC) nos Seminários que irão debater sobre a reforma da previdência estadual e o financiamento da Educação .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome