Grito dos Excluídos 2024: 30 anos de resistência
O Grito dos Excluídos é uma manifestação organizado por uma rede de movimentos sociais, pastorais, sindicatos, ONGs, e entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e sociais.
O Grito dos Excluídos é realizado no dia 7 de setembro, coincidindo com as comemorações da independência do Brasil, como uma forma simbólica de questionar o conceito de “independência” no país. A escolha dessa data é estratégica, pois, enquanto o Estado celebra a independência formal do Brasil em 1822, o Grito dos Excluídos destaca que, para muitas pessoas, essa independência ainda não é plena.
A proposta central é chamar a atenção para a exclusão social, econômica e política que ainda afeta grande parte da população, evidenciando que muitos brasileiros permanecem à margem dos benefícios da “independência”, como justiça social, igualdade de oportunidades e acesso a direitos básicos.
Em 2024, o evento, chega à sua 30ª edição e tem como lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?” e busca destacar a importância da conscientização sobre a vida humana e ambiental, chamando atenção para as injustiças sociais, econômicas e políticas.
Programação:
. 14h: Concentração no Passeio Público, com apresentações artísticas e musicais.
. 15h: Abertura do ato com uma mística inicial.
. 15h20min: Início da caminhada em direção à Comunidade Poço da Draga, sem paradas.
. 16h: Chegada à comunidade, com mais apresentações, falas e atividades culturais.
. 17h30min: Encerramento com uma mística final.
. 18h: Finalização do evento e dispersão(Arquidiocese de Fortaleza.
MOVA-SE