Fortaleza: CUT e demais centrais sindicais celebram o 1º de Maio com ato no Pirambu

76
O lema deste ano é “em defesa da revogação das reformas antipovo, emprego, renda, salário mínimo valorizado, contra os juros altos e pela vida das mulheres”.

O ato em alusão ao 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, será realizado pelo segundo ano consecutivo no bairro Pirambu, em Fortaleza.  Após anos de ataques, perda de direitos e aumento da miséria e da fome, a atividade de rua convocada de forma unificada pela CUT Ceará, CTB, Intersindical, Coletivo Sindical e Popular Travessia, CSP Conlutas, e as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, retorna diante de uma nova perspectiva no país, com um governo que apresenta uma nova oportunidade para a classe trabalhadora, de ir em busca da reconstrução do país à partir de sua agenda.

A concentração do ato será no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dr. Theberge, a partir das 8h. Com o mote “em defesa da revogação das reformas antipovo, emprego, renda, salário mínimo valorizado, contra os juros altos e pela vida das mulheres”, a marcha dos trabalhadores percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Areninha Pirambu, onde serão ofertados serviços do IDT/SINE.

“Nos últimos anos batalhamos nas ruas e nas redes por soluções estruturais para enfrentar a fome, o desemprego e a carestia, agravados pela pandemia e pelo governo Bolsonaro. Este ano a luta continua, para reconquistar, ampliar direitos e fazer com que o Brasil volte a ser um país mais igual e justo, com empregos de qualidade e distribuição de renda”, afirmou Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), ao destacar que o governo Lula apresenta um novo marco, baseado na esperança e no protagonismo da classe trabalhadora.

Serviços na Areninha do Pirambu

Um conjunto de ações voltadas para os trabalhadores será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) na Areninha Pirambu, a partir das 8h.  A ação acontece em parceria com o Governo do Ceará por meio da secretaria do trabalho do Ceará. Durante toda a manhã, os trabalhadores que comparecerem ao local, contarão com uma programação diversificada que inclui oferta de vagas de emprego, cadastro para oportunidades de trabalho, orientação e concessão de crédito pelo programa Ceará Credi, além de encaminhamentos para serviços autônomos. Haverá ainda orientação profissional, atendimento para profissionais autônomos e pessoas com deficiência, cadastro, tira-dúvidas e habilitação ao seguro-desemprego, acesso ao microcrédito, e outras atividades voltadas à informação e a geração de oportunidades de trabalho e renda.

“Levaremos toda a estrutura móvel do IDT para atender os trabalhadores do Pirambu e bairros próximos. Será uma excelente oportunidade para buscar oportunidades de trabalho, buscar orientações ou mesmo participar dos serviços que estão sendo oferecidos”, destacou o presidente do IDT, Raimuno Ângelo.

Sessão solene

Na sexta-feira, dia 28 de abril, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza a partir das 10h, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em celebração ao Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O evento, proposto pelo deputado De Assis Diniz (PT), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Serão homenageados trabalhadores e dirigentes sindicais de diferentes setores da sociedade, que foram indicados pelo parlamento e pelos movimentos sociais e sindicais.

Conheça as 15 pautas nacionais do 1º de Maio Unificado de 2023:

– Fortalecimento das negociações coletivas

– Mais empregos e renda

– Fim dos juros extorsivos

– Política de valorização do salário mínimo

– Direitos para todos

– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

– Fortalecimento da democracia

– Aposentadoria digna

– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)

– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)

– Contra o assédio moral, a violência e o racismo

– Revogação do “Novo” Ensino Médio

– Desenvolvimento econômico e social

– Regulamentação do trabalho por aplicativos

– Em defesa das empresas públicas

 

SERVIÇO

1º de Maio 2023

Horário: 8h

Local da concentração: cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dr. Theberge. Pirambu, Fortaleza/CE

-Com informaçõs do IDT e da CUT Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome