Nesta segunda-feira, 5 de novembro, servidores da Secretaria de Cultura (SECULT) se reuniram com lideranças sindicais na sede do sindicato para debater o impacto de recentes mudanças nos direitos da categoria. Estiveram presentes o presidente da Associação dos Servidores da Cultura (Assecult), Henrique Jorge, o coordenador do MOVA-SE, professor Pádua Araújo, além do advogado, Dr. Rafael Marques, representando o setor jurídico do Sindicato Mova-se.
O principal tema em pauta foi a despadronização dos vencimentos, medida que, segundo os presentes, atinge diretamente as gratificações de servidores e representa uma redução nos direitos conquistados ao longo dos anos. Essa alteração afeta o cumprimento da Lei Complementar, tabela vencimental, que deveria assegurar uma padronização nos valores de gratificação.
A despadronização das gratificações tem gerado preocupação entre os servidores da SECULT, que temem perda de benefícios e impacto nas remunerações.
A reunião desta manhã serviu para analisar as possíveis ações jurídicas que podem ser tomadas pela Assecult e pelo Mova-se, a fim de proteger os direitos dos servidores.Representantes da categoria afirmam que essa redução nos direitos reflete a falta de valorização dos profissionais da secretaria de cultura do estado.
Onde tem luta, tem MOVA-SE!