Dia 24 de janeiro – Dia do Aposentado

42

Cem anos depois da edição da primeira norma brasileira sobre previdência social, a Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, o direito à aposentadoria, seja na iniciativa privada ou no serviço público, passou por inúmeras mudanças. Tanto tempo depois, as conquistas gradualmente alcançadas a partir de muita luta e pressão dos trabalhadores permanecem sob constante ameaça.

As sucessivas reformas da previdência, sob o argumento de sanear as contas e recompor um suposto déficit, vêm distorcendo o conceito de proteção social que um dia norteou o ordenamento jurídico sobre o tema.

Nós do Sindicato MOVA-SE, representante legal dos servidores públicos do estado, vimos direitos como paridade e integralidade, garantidos na Constituição Federal de 1988, serem retirados, reduzindo drasticamente nossos vencimentos num momento em que a vida mais nos demanda.

O Dia dos Aposentados nos faz refletir que não estamos sozinhos. Somos milhares de pessoas que demos os melhores anos de nossas vidas para que nosso povo tivesse acesso à direitos básicos como saúde, educação e moradia e contribuímos para assegurar uma vida digna.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome