ATER Pública como Garantia de Emprego e Renda

36

ATER Pública como Garantia de Emprego e Renda

ATER Pública como Garantia de Emprego e Renda, foi tema do último debate durante o I Seminário da Assema que nesta primeira edição teve como tema, as Perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural.

Antônio Cesar da Silva, diretor da Federação da Agricultura Familiar do Ceará (FAF-CE) foi destacado sobre o sucateamento e falta de mão de obra da Ematerce, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará – SDA que implica na contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária do Estado do Ceará e destacou que: o principal objetivo dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda.

Durante o debate teve a participação do presidente da Assema, Sabino Bizarrio e na mediação estava presente o Coordenador do Sindicato MOVA-SE, prof. Pádua Araújo.

A política pública para a agricultura familiar com maior relevância  teve início em 1995 com a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).O objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar por meio do financiamento subsidiado de serviços agropecuários e não agropecuários. Este programa garante a diversificação de atividades agrícolas nas propriedades familiares, possibilita o empreendedorismo por meio do processamento e agroindustrialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, bem como atende às exigências mercadológicas e de adoção de práticas conservacionistas para uma produção ambiental, econômica e socialmente sustentável.

Porém segundo os participantes essa política pública de incentivo aos agricultores é preciso fortalecer o compromisso com as famílias do campo. Além de inserir mais profissionais, servidores para dar a verdadeira assistência técnica e comprometidos com a terra. Olhar diferenciado do governo do estado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome