Presidente da Assema está confiante na nomeação dos aprovados no Concurso da Ematerce de 2018

1036

Compromisso com a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) renovado; Presidente da Assema está confiante na nomeação dos aprovados no Concurso da Ematerce de 2018

O presidente da Associação dos Servidores da Ematerce (Assema) Sabino Bizarria e toda diretoria da entidade continuam confiantes no compromisso do governador do Ceará, Camilo Santana, em nomear neste mês de janeiro de 2021. os 263 aprovados no Concurso de 2018 da Ematerce.

Além de aguardar com grande atenção o cumprimento da palavra do governador, Sabino Bizarria, com o apoio do CREA-CE, do Sindicato Mova-se, entregou, em anexo às reivindicações genéricas dos servidores públicos, protocoladas em 12/01/2021 na Seplag e no Gabinete do Governo, ofício reforçando a nomeação dos aprovados no concurso da Ematerce de 2018.

Durante reunião no Palácio da Abolição, no dia 30/12/2020, com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, o governador reafirmou sua decisão de convocar os aprovados já neste mês de janeiro de 2021. Em live realizada um mês antes, no dia 25/11, por ocasião da divulgação dos investimentos para o Projeto São José IV, o governador Camilo Santana também anunciou a convocação dos aprovados para o início de 2021

Do total de 263 vagas aprovadas no Concurso, 196 se destinam para profissionais de nível médio, os chamados agentes auxiliares de ATER, que atuarão nas áreas de agroindústria, agronegócio, agropecuária/agricultura, aqüicultura, fruticultura e agroecologia.

Já as 67 vagas alocadas para nível superior serão ocupadas para os cursos de engenharia agronômica, engenharia civil, engenharia de pesca, engenharia florestal, zootecnia, medicina veterinária, ciências econômicas, ciências contábeis e direito e as de nível  tecnológico para os cursos de  tecnologia de alimento e tecnologia de irrigação.

Necessidade de renovação da ATER no Estado

A situação da prestação de ATER no Ceará, por meio da Ematerce, vem sofrendo um processo de “inanição” ao longo dos anos. O último concurso público realizado foi no ano de 1982. Antes desse ano, foi realizado outro concurso em 1979. Nos tempos áureos, a Ematerce registrou mais de 2.100 mil profissionais extensionistas com atuação no campo, incrementando tecnologias, incentivando a produção agropecuária e dando apoio administrativo e social às famílias rurais. Hoje o quadro de empregados na Ematerce apresenta-se com cerca de 540 extensionistas, para um universo de mais de 300.000 propriedades agrícolas no Ceará.

Estes técnicos estão responsáveis pela implementação, execução e acompanhamento das políticas públicas, dos programas (Seguro Safra, Hora de Plantar, Paulo Freire, São José III e IV, Pronaf com emissão de DAPs etc.) e dos projetos voltados diretamente para os pequenos produtores rurais do Estado, que respondem pelo abastecimento alimentar de 70% a 80% da mesa do cearense.

A limitação de pessoal restringe a capacidade da Ematerce de cumprir com suas atribuições e metas às comunidades rurais. O que poderia ser abrandado com a convocação dos técnicos aprovados no concurso realizado em 2018. A promessa de convocação do governo para janeiro de 2021 traz grandes esperanças para os agricultores cearenses, para os profissionais da extensão rural, para os demais “stakeholders” e para todos beneficiários dos serviços de assistência técnica e extensão rural.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome