O Conselho Diretor do CEREST, realiza visita institucional no MOVA-SE

33

A Diretoria Colegiada do Sindicato MOVA-SE recebeu na manhã desta sexta-feira, 10/03, o Conselho Diretor do CEREST. A visita institucional faz parte da programação de visita pelo fortalecimento da política organizacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador junto ao movimento sindical, que na ocasião, foi pautado sobre a reintegração do sindicato na composição do Conselho. Durante a reunião foi acordado pelo MOVA-SE a participação da Diretora Administrativo, Marcia Veras como titular e a Diretora da Diversidade, Valéria Mendonça como suplente na composição do Conselho Diretor do CEREST. Atualmente o Conselho Diretor do CEREST é composto por 36 conselheiros, divididos em 18 titulares e 18 suplentes, paritariamente.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

O CEREST foi criado a partir da Portaria Ministerial 1.679/2002, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), juntamente com as áreas técnicas de Saúde do Trabalhador, nos âmbitos estaduais e municipais de saúde, têm o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome