Na manhã desta terça-feira, 29/10, o sindicato MOVA-SE recebeu importantes lideranças sindicais do cenário educacional e trabalhista, fortalecendo seu compromisso com os servidores públicos e a defesa das políticas educacionais. A visita institucional contou com a presença de João Marcos de Lima, presidente da AFUSE – Sindicato dos Funcionários da Educação Pública do Estado de São Paulo, Valfrido de Oliveira, Secretário de Legislação da AFUSE, e Henrique Lopes, presidente da CUT-MT (Central Única dos Trabalhadores do Mato Grosso). Pelo MOVA-SE, participaram do encontro o coordenador Professor Pádua Araújo e o diretor de formação Hernesto Luz.
Essa reunião destacou o alinhamento entre as entidades para o fortalecimento da educação pública e dos direitos dos servidores. Além do encontro com o MOVA-SE, as lideranças da CUT-MT e da AFUSE estão em Fortaleza para acompanhar dois importantes eventos internacionais: as reuniões técnicas e ministeriais do G20, que acontecem de 29 a 31 de outubro, e o Global Meeting on Education, de 31 de outubro a 2 de novembro. Esses eventos são promovidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e têm o apoio do Governo do Estado do Ceará.
As discussões do G20, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem três eixos prioritários: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade
Na reunião o MOVA-SE reforçou a defesa de seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, a defesa de melhores condições de trabalho e a valorização dos profissionais de educação.
O coordenador do MOVA-SE, Professor Pádua Araújo, aproveitou o momento para agradecer a visita das lideranças e destacou a importância da união e do fortalecimento das entidades cutistas para a defesa da educação pública de qualidade.