O Sindicato MOVA-SE promoveu, no dia 13 de março de 2025, o Encontro Estadual de Mulheres, reunindo lideranças do movimento sindical, servidoras e militantes, para debater questões fundamentais relacionadas à violência de gênero e ao engajamento das mulheres nas lutas sociais e sindicais. O evento ocorreu na sede do MOVA-SE e contou com a participação de mulheres aguerridas.
Com o tema “Enfrentamento à Violência e o Fortalecimento da Luta das Mulheres”, a programação trouxe debates relevantes sobre a realidade da violência contra a mulher, o feminicídio e os desafios enfrentados no contexto sindical e social. A primeira discussão foi feita pela Secretária de Mulheres da CUT/CE, Ana Cláudia Silva, que falou sobre o engajamento da mulher trabalhadora nas lutas e movimento sindical, destacando a importância da participação ativa das mulheres na defesa de seus direitos, fez um emocionante relato sobre o engajamento da mulher, seu posicionamento e liderança nos espaços de poder. No segundo debate conduzido por Darciane Barreto, Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, abordou a questão da violência de gênero e suas implicações na vida das mulheres.
A Diretora de Mulheres Trabalhadoras do MOVA-SE, Mary Anne de Lima, também esteve presente e ressaltou a necessidade de fortalecer a representatividade das mulheres dentro dos movimentos sindicais. O evento foi mediado pela diretora, Rita Galvão, vice-coordenadora do MOVA-SE.
Para encerrar o encontro, uma apresentação cultural emocionou o público. A performance temática “VOZES SILENCIADAS, FORÇA REVELADA” foi protagonizada pelo ator transformista Ricardo Dione. Além disso, houve o sorteio de brindes entre as participantes.
O Encontro Estadual de Mulheres do MOVA-SE reforçou a necessidade de fortalecer a luta feminista e ampliar o debate sobre a violência de gênero, consolidando-se como um espaço essencial para a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas de enfrentamento.