Mova-se comemora 30 anos de fundação em sessão solene

839
Fotos: Paulo Holanda

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado do Ceará – Mova-se comemorou seus 30 anos de fundação durante sessão solene, no dia 08 de novembro de 2018, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O requerimento foi de autoria do deputado Renato Roseno (Psol).

O parlamentar destacou a importância do Mova-se durante as três décadas na luta para garantir os direitos aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço estadual. Ele lembrou que o Sindicato nasceu junto com a nova Constituição Brasileira e que hoje, diante dos ataques que os trabalhadores estão sofrendo contra seus direitos, é necessária a união de todos.

A coordenadora em exercício do Mova-se Auxiliadora Alencar, ressaltou que o sindicato tem desempenhado um papel de grande importância para a sociedade, construindo a cada dia novas estratégias para unificar a categoria em busca de manter e ampliar novas conquistas.

Homenageados

A sessão solene homenageou os ex-presidentes Alba Luci Rêgo de Muraro, Ulisses Moreira de Menezes e Zélia Franklin de Albuquerque, além dos ex-coordenadores Francisca Valderez de Albuquerque, Luiz Anísio de Lima, José Airton Lucena Filho (in memoriam), Aristélio de Oliveira Gurgel e João Batista Silva.

Em sua fala, a ex-coordenadora do Mova-se Zélia Franklin, lembrou que antes da Constituição de 1988 o serviço público era proibido de ser representado por um sindicato e o servidor não podia ser sindicalizado. Mesmo assim, para reivindicar os direitos durante o período da ditadura militar, os servidores públicos estaduais se reuniam em associações para trocar ideias e fazer um movimento de luta por direitos trabalhistas e por um serviço público de qualidade para a população. “Hoje, mais do que nunca, é necessário arregaçar as mangas. Entramos em um novo momento da história do Brasil e estão querendo tirar direitos dos servidores, mas a nossa vitória vai depender do tamanho de nossa luta”, ressaltou.

Já o ex-presidente do Mova-se Ulisses Moreira, disse que o sindicato nasceu na ilegalidade junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e apenas em 1988, com a promulgação da nova Constituição, a entidade foi legalizada. “Fomos o primeiro sindicato criado no serviço público no Ceará. Hoje vivemos um novo patamar. Estamos precisando começar tudo de novo”.

Para Ulisses, somente a união dos trabalhadores vai vencer o ódio, as mentiras, as divisões que se espalharam nos últimos anos. Ele acrescentou que o País vive hoje uma crise de ideologia, moral e ética nunca presenciada antes em sua história.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Francisco Will, disse que a entidade se orgulha de ter o Mova-se no quadro de filiados. Segundo ele, um sindicato de que sempre está presente quando é chamado para ir às ruas lutar pelos direitos dos trabalhadores. “É necessário darmos as mãos para continuar na luta por nossos direitos”, pontuou.

Abertura solene do 11º CONTECE

Na oportunidade, o diretor de comunicação do Mova-se Pádua Araújo fez a abertura solene do 11º CONTECE – Congresso dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará, sendo este realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro, no Cetrex-Caucaia.

Presentes na solenidade, o presidente da Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Nacional (Fenasepe), Renilson Silva e o diretor nacional de saúde da federação, Hernesto Luz; a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares; o ex-deputado estadual Antônio Carlos, representando a deputada federal Luiziane Lins; o presidente do Sindicato Apeoc, Anísio Melo; além de representantes de associações e sindicatos de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova, Crato, Tauá, Juazeiro do Norte e Quixadá.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará.

Todas as fotos estão publicadas na página do Facebook, link: https://www.facebook.com/SindicatoMovaSe/

 

Serviço:
Assessoria de Imprensa
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará – Mova-se
Contato: (85) 3226.0665/99902.0458

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome