O Sindicato MOVA-SE, representado pela diretora de diversidade do sindicato, Valéria Mendonça, participou daConferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Ceará: “Saúde, Direito do Povo. Dever do Estado. Ação de todas, todes e todos nós”, realizado no dia 28 de junho de 2022, no auditórioda Escola Superior do Parlamento Cearense.
Na ocasião, Valéria Mendonça que é também coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, distribuiu camisa em alusão ao Lançamento da Campanha Outubro Rosa 2022, que traduz o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A intenção da Campanha Outubro Rosa é de ampliar asinformações para que mulheres e homens se conscientizem sobre a doença.
Durante a Conferência os participantes elaboraram painel acerca da situação da saúde no país,a luta por direito à saúde, à vida, promovendo as condições para uma repactuação social em defesa do Sistema Único de Saúde e de sua efetivação plena.
A conferência foi organizada pela Frente pela Vida “É uma iniciativa formada por quatorze entidades científicas da saúde e bioética e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi criada com o objetivo de lançar um movimento amplo para enfrentar a pandemia da Covid-19, com base em evidências científicas e respeito à saúde da população brasileira”.
CONFIRAM OS EIXOS DEBATIDOS:
EIXO 1 – SAÚDE E DEMOCRACIA – ‘Acesso e Participação no SUS’ – Facilitador: Lúcia Conde (LASSOS-UECE);
EIXO 2 – SAÚDE E SUSTENTABILIDADE DO SUS – ‘SUS Fortalecido e Ampliado’ – Facilitador:Fernando Pires (OPP-UFC);
EIXO 3 – SAÚDE E DESENVOLVIMENTO – ‘SUS e Intersetorialidade’ – Odorico Monteiro (FIOCRUZ) – Sala C (2º piso);
EIXO 4 – SAÚDE e INCLUSÃO SOCIAL – ‘O Cuidado no SUS’ –Facilitador:Vanira Pessoa (FIOCRUZ)
EIXO 5 – SAÚDE E TRABALHO – ‘Ser SUS’
Anexos:
Eixos e Questões Geradoras Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Ceará 2022
Fotos: