Mova-se capacita diretores e servidores públicos

570

O Sindicato Mova-se através do diretor de Formação Política e Sindical, Ulisses Moreira, promoveu nos dias 02 e 03 de junho, o II módulo do curso de Formação Sindical, na sede da entidade. Participaram diretores da Executiva e Regional do Mova-se, associações e servidores públicos estaduais.


O curso visou formar politicamente e capacitar novas lideranças sindicais, diante dos enormes desafios da atual conjuntura socioeconômica e política enfrentadas no Brasil. O doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) Helder Molina foi o formador.

Para a servidora da STDS, Vanda Lúcia Oliveira, o curso é de grande relevância diante do momento crítico existente no país. “Os reflexos que podem ser gerados com as reformas da previdência e trabalhista precisam ser discutidos, e o curso proporciona essa discussão e permite que nós compreendamos o contexto político. Dessa forma, possamos nos fortalecer enquanto sindicato em defesa dos trabalhadores”, ressaltou.  


Na sexta-feira, pela manhã, abordou-se sobre a concepção sindical e a organização por local de trabalho. O professor Molina exibiu como referência o filme “Linha de Montagem” que fala das greves do ABC e dos levantes operários no final da ditadura militar. “Os participantes aprenderam a importância do trabalho de base, do contato direto com os trabalhadores nos seus locais de trabalho, aprenderam que a luta de massa e a mobilização de rua são muito mais importantes do que a própria negociação, sem pressão”, destacou.

À tarde continuou às discussões sobre as negociações por locais de trabalho, sindicalismo de base, sindicalismo democrático, como principalmente a negociação a partir de um projeto coletivo construído pelos trabalhadores.


No sábado, abordou-se sobre negociação coletiva, com simulação de mesas de negociação, com representações de patrões (privados e governos) x empregados (sindicatos), assim como os presentes aprenderam como organizar e construir a pauta de reivindicações e o passo a passo da negociação coletiva, argumentos, estratégias e táticas da negociação. 

“O processo de formação continuada amplia e fortalece o movimento sindical, mas se não tiver movimento, se não tiver luta, se não tiver organização interna o sindicato não vai funcionar. Tenho esperança que este curso tenha proporcionado uma compreensão do caminho a trilhar em defesa dos trabalhadores”, afirmou Helder Molina. 


Ao final do curso o Mova-se entregou certificado a cada participante.


Serviço:

Assessoria de Imprensa

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará – Mova-se

Contato: (85) 3226.0665/99902.0458

E-mail: falecom@mova-se.com.br

Facebook: www.facebook.com/SindicatoMovaSe/

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome