Prefeitura de Fortaleza amplia ações de vacinação contra a gripe para idosos

484

De vacinação em escolas a aplicação em domicílio, o objetivo é atingir o máximo de pessoas evitando aglomerações

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via transmissão pelas mídias sociais, neste sábado (21/03), as novas medidas tomadas pela gestão para facilitar a realização da primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe, com foco nas pessoas acima de 60 anos. A imunização começa nesta segunda-feira (23/03) e prossegue até 23 de maio.

As iniciativas buscam cumprir as medidas preventivas com relação ao COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, para os idosos de 60 a 79 anos, estão sendo ampliados os pontos de vacinação para além dos 113 Postos de Saúde. Serão utilizadas, também, escolas municipais, estaduais e particulares que estão atualmente em recesso para a otimização da campanha (a lista das escolas será atualizada de acordo com a adesão de novas unidades). “É importante priorizar as escolas, uma vez que são ambientes mais amplos e as pessoas têm a oportunidade de se vacinarem sem ficarem aglomeradas”, disse.

Veja as escolas e os postos disponíveis

Já para a população acima de 80 anos, o Município disponibilizará equipes para vacinar os idosos cadastrados em sua própria residência.

Além dos nomes já cadastrados na base de dados dos usuários do programas Saúde da Família e Melhor em Casa, a SMS orienta que não precisa haver nenhum tipo de deslocamento até as unidades.

Caso o idoso ainda não possua cadastro, é possível entrar em contato com a Prefeitura pelo número de whatsapp (85) 99989.4799, encaminhando o nome completo do idoso, idade, endereço e contato de telefone. A partir dessas informações, uma equipe fará a visita para a aplicação da vacina.

A vacinação é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao COVID-19. Com a proteção da vacina e a consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza B, torna-se mais fácil diagnosticar possíveis casos de coronavírus em caso de sintomas gripais fortes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome