Novo ISSEC

A revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (ISSEC) foi iniciada em 2007, quando o Sindicato Mova-se discutiu com a direção do referido Instituto a construção de um plano de saúde mais eficaz no atendimento aos usuários. Na época, o plano elaborado e submetido aos servidores, não foi aprovado por ter sido muito oneroso.

O Mova-se continuou sua luta por melhor atendimento através de reivindicações e protestos com o apoio dos servidores junto ao ISSEC, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Governo do Estado. Em 2015, o Mova-se juntamente com o Sindicato APEOC e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) realizou Seminário para apresentar estudos sobre a reorganização do ISSEC a fim de garantir uma saúde pública e de qualidade para os servidores e seus dependentes.

No entanto, somente em 2017, após vários debates e estudos realizados com o apoio de mais de 20 entidades chegou-se a uma proposta final para um NOVO ISSEC público, com atendimento amplo, de qualidade, e com a participação dos servidores no financiamento e na gestão. O projeto reformulado por um grupo técnico formado por representantes dos servidores, técnicos do ISSEC e da Seplag, é uma das principais conquistas da categoria do serviço público estadual que terá a garantia de um atendimento de qualidade.

No dia 02 de abril de 2018, o Governo do Estado sancionou e publicou a Lei Nº 16.530, que trata da reorganização do ISSEC.