Mova-se promove curso de Formação Sindical

637

O Sindicato Mova-se através da Diretoria de Formação Política e Sindical promoveu nos dias 26 e 27 de abril, das 9h às 17h, o I módulo do curso de Formação Sindical, na sede da entidade. Foram ofertadas 40 vagas para diretores da Executiva e Regional do Mova-se. O curso foi ministrado pelo doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Helder Molina.


Com 40 horas aulas, o curso visa formar politicamente a diretoria e capacitar novas lideranças sindicais, diante dos enormes desafios da atual conjuntura socioeconômica e política enfrentadas no Brasil. Segundo o diretor de Formação, Ulisses Moreira, esse é o primeiro de muitos cursos que serão proporcionados aos diretores e servidores estaduais, como forma de garantir a formação para uma boa atuação no movimento sindical.


“Diante do estado de exceção vivido hoje no país, o Mova-se está dando início ao processo de formação de novas lideranças sindicais e capacitação de sua diretoria. Esse projeto se estenderá ao longo da nossa gestão como forma de combater o projeto neoliberal no Brasil”, afirmou Ulisses.

No primeiro dia debateu-se sobre a formação socioeconômica e política do Brasil; heranças escravocratas e capitalismo tardio; direitos e cidadania negados; república e estado pelo alto (exclusão política e social do povo); história das lutas e da organização sindical no Brasil; estrutura e concepção sindical; gestão, ética e prática sindical; organização por local de trabalho.

No segundo dia o debate seguiu sobre o sindicalismo do setor público; história e desafios atuais do Mova-se e do ramo dos servidores estaduais; conjuntura atual e as reformas regressivas de ajuste capitalista no Estado e nos direitos dos trabalhadores.

Segundo Helder Molina, o curso será um grande instrumento de aprendizado para todos os participantes. “O próximo módulo será aberto ao público, por isso é importante a participação de todos os diretores e servidores públicos diante dessa encruzilhada existente no país, onde nossos direitos estão sendo atacados. É preciso manter nossos direitos”, afirmou. 


Para a servidora pública Annira Cortez o curso foi bastante proveitoso por proporcionar conhecimento histórico de como surgiu o movimento sindical e quais os ideais desse movimento tanto no Brasil como no mundo. “O curso nos trouxe uma conscientização política para que juntos com nossos sindicalizados e com a população possamos ter mais conhecimento de base para orientar a sociedade sobre o movimento sindical sem distorções”, disse.

II módulo


O II módulo está previsto para os dias 25 e 26 de maio. Ao todo, serão 16 horas cada, totalizando 32 horas aulas presenciais, e 8 horas não presenciais, com pesquisa, estudo, atividades intermódulos e produção de texto sobre um tema abordado no curso. O Mova-se disponibilizará certificado de participação no final do curso.


 

Serviço:

Assessoria de Imprensa

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará – Mova-se

Contato: (85) 3226.0665/99902.0458

E-mail: falecom@mova-se.com.br

Facebook: www.facebook.com/SindicatoMovaSe/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome