Entidades sindicais realizam ato em favor da Manutenção do Serviço de Pediatria do HGF

430

A direção Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará – MOVA-SE, participou, na manhã desta sexta-feira (31/07), de manifestação em favor da Manutenção do Serviço de Pediatria do HGF. A iniciativa ocorreu em frente ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e foi realizada de forma conjunta com outras entidades sindicais que compõe o Fórum Conexão Saúde, (sindicatos que têm trabalhadores em saúde na base – CUT-CE; MOVA-SE; SINTSERF; SINDFORT; FETAMCE; SINDSAÚDE; SINDUECE).

MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE PEDIATRIA DO HGF

Na ocasião, os dirigentes sindicais chamaram atenção da sociedade sobre os impactos para a pediatria no Ceará, ou seja, sobre o fechamento da Pediatria do HGF e inauguração do HIF – Hospital Infantil de Fortaleza (HIF).

Entre os questionamentos levantados, houve protesto e reivindicação sobre alguns pontos:

Acesso aos Serviços de Pediatria – Capital e Interior;
Serviços Especializados de Pediatria (Média e Alta complexidade) – Capital e Interior – Rede de Assistência, tendo como referência o HIAS;
Situação funcional e questões trabalhistas dos/as trabalhadores e trabalhadoras do HGF e do HIF envolvidos;
Definição do atual Serviço CROA;
Demanda reprimida em Fortaleza e no Interior na área de Pediatria; Fila de espera, Regulação e outros aspectos.

Fim do Ensino e Pesquisa Científicos nas áreas de Pediatria realizados por este hospital.
A Pediatria é composta por equipe multidisciplinar, que há mais de 50 anos presta assistência a crianças e adolescentes, incluindo Neonatologia. Em 2014 já contava com especialidades: Gastroenterologia, Hepatologia, Pneumologia, Nefrologia (Ambulatório de Transplante Renal); Neurologia, Endocrinologia, Reumatologia, Pediatria Geral, Núcleo de Atendimento Materno/Banco de Leite Humano e Dermatologia. Recentemente foi criado o Ambulatório de Osteoporose Pediátrica com um acompanhamento preventivo a crianças e adolescentes com predisposição à doença. Todas estas indagações se fazem necessária para entendermos o agravamento negativo causadas pelo fechamento da Pediatria do HGF.

O ato também contou com a presença de servidores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que se juntaram ao movimento.

Lutamos por uma saúde pública, gratuita e de qualidade a qual só é possível com a defesa do SUS. A luta continua…! Jutos, em defesa da vida e por mais serviços públicos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome