Contra preconceito, Lula sai em defesa do NE e dos nordestinos

664

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem em defesa dos nordestinos e das conquistas que segundo ele a região Nordeste obteve durante os últimos 12 anos do governo do PT na Presidência da República.


No Facebook, o petista reagiu a postagens preconceituosas, na mesma rede social. Os internautas criticaram, principalmente, a opção eleitoral da maioria dos nordestinos, que deram expressiva votação à presidente Dilma Rousseff no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto.


“É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo”, disse o ex-presidente.


Tradicional reduto eleitoral petista, o Nordeste foi a região responsável pela principal dianteira eleitoral sobre o tucano Aécio Neves. Dilma e o senador mineiro disputam o segundo turno.


Em algumas postagens, os críticos vincularam a preferência política dos eleitores da região à distribuição do Bolsa Família. “Como ganhar voto de um nordestino? É só dar um prato de comida e uma garrafa d´água. Vão trabalhar”, diz uma das mensagens.


Investigação


O Ministério Público Federal (MPF) está investigando pelo menos três denúncias preconceituosas, a partir de encaminhamentos feitos pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).


Para o ex-presidente Lula, “é um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos”.


De acordo com o texto publicado pelo petista, quem tem preconceito contra o Nordeste e os nordestinos está preso à imagem da região dos anos 1990.


“Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria”, defendeu Lula, ao lembrar que, em anos anteriores, assim como ele, muitos “abandonaram a terra natal” em busca de melhores condições de vida.


O petista aproveitou e listou avanços para o Nordeste dos últimos 12 anos de governo petista, com destaque para a ampliação de vagas em universidades públicas, extensão universitária, geração de emprego e combate à mortalidade infantil.


Até ontem à noite, por volta das 22h30min, a postagem de Lula tinha recebido cerca de 40 mil curtidas, 17 mil compartilhamentos e seis mil comentários.


O ataque dos internautas e a defesa de Lula coincide com a agenda presidencial. Dilma visita estados da região nos próximos dias. O mesmo texto publicado na conta de Lula no Facebook foi reproduzido no espaço administrado pela equipe da candidata.


Fonte: Jornal O Povo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome